Criar um Site Grátis Fantástico




ONLINE
1




Partilhe esta Página

 

 


 

 

 

 

 



Comunidade
Comunidade

Codecir faz nova vistoria após deslizamentos em Lagoa Encantada

 

Na madrugada de domingo, uma casa foi destruída e outra invadida pela lama; moradores estão apreensivos



                                                         

 
 

 

 

Técnicos da Defesa Civil do Recife (Codecir) voltaram nesta segunda-feira (21) à comunidade de Lagoa Encantada, no bairro do Ibura, onde uma barreira deslizou na madrugada de domingo. Os moradores do local, que fica na Zona Sul do Recife e é cercado por morros, estão apreensivos porque muitas barreiras estão sem p roteção. A Codecir já havia feito uma vistoria na manhã de domingo.

A reportagem da TV Globo flagrou duas situações que pioram muito a situação de riscos nas barreiras: um cano estourado e muito lixo. A professora Geisa Pedrosa mora ao lado das casas onde a barreira deslizou. Aparentemente não corre riscos, mas dona Geisa não se sente segura. Um outro vizinho, Eduardo Tavares, vive com a família há quinze anos em um casa que fica entre duas barreiras. Segundo ele, a situação piorou muito nos dois últimos anos.

DOMINGO
A queda da barreira do domingo não deixou feridos, mas destruiu a casa de dona Maria de Lourdes (foto 4), dona de casa, e a lama destruiu também a cozinha e o banheiros de outra moradora, Gleice Mary Lima (foto 5), que está grávida de oito meses.

Maria de Lourdes mora com o filho, mas ele não estava em casa na hora. "Foi em cinco minitos. Eu vi quando a parede estalou e o armário da cozinha caiu e corri para fora. Quando cheguei do lado de fora caiu o resto", conta Maria de Lourdes. Já Gleice estava com as duas filhas – mora também com o marido – mas elas conseguiram sair em tempo. Todos estão alojados em casas de vizinhos e parentes. "A gente ja solicitou à Codecir pra tomar providencia e nada", reclama Gleice Mary.

PROVIDÊNCIAS
A Codecir informou que as duas famílias que tiveram as casas atingidas pela barreira vão receber auxílio-moradia para procurar uma casa em outro local. Disse também que a área foi interditada e que será monitorada para que ninguém volte a construir no trecho do deslizamento. A Compesa informou que vai enviar uma equipe à Lagoa Encantada para ver se o vazamento que mostramos na reportagem é causado por uma ligação clandestina – se for, o encanamento será retirado. Já a Emlurb disse que notificou a empresa que faz a coleta na rua professor Mário Neves Baptista e outras ruas próximas. A empresa vai ter que normalizar o serviço ainda esta semana.

Reprodução / TV Glob